Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Quando o lixo é um luxo


Sair para jogar um lixo na lixeira e voltar com "outro" é algo que pode realmente te fazer ganhar o dia. Entrar na lixeira e encontrar toda coleção de discos da sua banda favorita, te consome com sentimentos mistos de indignação e euforia que te fazem olhar para os dois lados, verificar em que andar o elevador esta, e carregar sorrateiramente aquele luxo para dentro da sua residência.



Mas para quê tanto cuidado em não ser surpreendido fazendo o caminho inverso com o "lixo" (lixeira > casa), se no final, você acaba contando para todo mundo que achou aquele luxo no lixo com o mesmo ar de quem ganhou na tele sena?

E quando o "lixo" esta na rua e você fica desesperado querendo carregar para casa? 
Já presenciei até disputa de lixo por aí entre dois envergonhados.

- É seu?

-Não não, por quê?

-Achei bonito, você não vai pegar não?

- por quê, você quer pegar?

-Não sei, se você não for pegar eu pego...


Enfim, vasos de planta, molduras, relógio de parede, livros antigos que ensinam a bordar e até vinis clássicos como o primeiro Lp da Xuxa, estão entre meus bens materiais mais estimados, talvez pelo simples fato de terem sido salvos do caminhão de lixo.




A recém coletânea de discos encontrada por mim na lixeira, me fez pensar em como as pessoas tem coragem de se desfazer de certas coisas desta forma.
Aqueles vinis, CDs, e fitas cassete para estarem no lixo, só poderiam pertencer a alguém que jaz em algum lugar; só pode.

Incrível, mas quem joga luxo no lixo não tem vergonha de ser pego jogando, mas depois tem vergonha de contar que jogou fora coisas que poderiam ter sido doadas para outras pessoas, afinal, o que é velho para um, pode ser apenas antigo para o outro. 
E não me venha com aquela história de que você sabia que alguém ia pegar, porque a probabilidade do luxo acabar de fato virando lixo é sempre muito maior.

2 comentários:

  1. Definitivamente o que não serve para um pode ser super útil para outro. Acho um disperdício jogar essas coisas no lixo. Não quer mais? Ache alguém que queira. Olhe para o lado. Não apenas pelo fato de ainda ser útil, mas lembre-se de quanta energia e recursos foram disperdiçados.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que nem sempre o que as pessoas jogam fora e pode ser útil para outra, dá tempo de ser resgatada... Muitas vezes vai ser triturada no lixo mesmo.
    Quem já achou algo bacana no lixo alheio sabe que é bacana resgatar preciosidades!!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho para mim! ;)