Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Meus inúteis valiosos bens.

Chega um dia na vida de qualquer mortal em que ele, por algum estimulo muito forte, decide organizar as pastas, gavetas, caixas ou armários onde guarda seus inúteis valiosos papeis.



O que te inspira a realizar tal tarefa, pode ser você ter comprado pastas coloridas na papelaria só porque eram lindas, ter comprado um móvel novinho onde você vai organizar tudo com muito zelo (por pelo menos um mês passado a compra), uma mudança de domicílio, ou você ter perdido o certificado de garantia daquela televisão novinha que pifou... 



É claro que existem pessoas super organizadas que fazem isto todo final de ano e que mantem tudo em pastas devidamente etiquetadas em algum lugar da casa destinado especialmente para este fim; aliás, visitar essas pessoas também pode servir de inspiração para colocar as mesmas pastas etiquetadas em casa, principalmente se forem coloridas! Mas como não é o meu caso, eu só posso falar do tipo de coisa que eu encontro quando faço essas "limpas"; a começar por tudo aquilo que a gente estava procurando a séculos...


Você começa meio sem jeito, desanimada, e de repente você percebe que aquilo começou a se tornar terapêutico, quando você nota que quase tudo que tem ali é "amassavel"!




Manual de instrução de aparelhos que você não tem mais a muito tempo, cardápio mensal do restaurante - setembro de 2010, contas de empresas extintas a pelo menos 5 anos, extratos de banco apagados, propostas de acordo daquele cartão que você já quitou faz tempo...

Quanto a isso é mole, você separa, joga fora e pronto. Mas no meio sempre aparecem aquelas coisas que não servem para nada; que você até queria jogar fora, mas não tem coragem e guarda como se fossem as cinzas da sua mãe.


Tipo as agendas que você guarda desde o tempo em que era moda enche-las de clips coloridos prendendo papeis de chiclete, bombons, entrada do show das Paquitas, do cinema, do teatro... onde a que tivesse a agenda mais abarrotada de lixo era a  mais popular.

A minha era sempre a mais magrela, acho que por isso lembro até hoje destas agendas...

Neste barato também entram provas antigas, afinal,  não da para jogar fora uma prova de bioquímica em que você tirou 10! Cartas do tempo em que o bendito e-mail não existia, antigos crachás e cartões de identificação da academia que você malhou...


Mas nisso tudo os trabalhinhos infantis são os mais complicados, porque a dificuldade emocional que se tem em jogar fora é proporcional a dificuldade prática de se guardar, pois são produzidos na mesma intensidade que câmera fotográfica no japão.


Nessas horas o que vale mais, guardar velhas lembranças materiais ou seguir as teorias milenares do Feng shui? Bom, você pode escolher; se optar guardar suas lembranças, comece por umas pastas coloridas, se pretender viver muito... bom, aí complica...




4 comentários:

  1. Adorei,é bem assim mesmo!
    Eu tenho tudo organizadinho em pastas,etiquetadas com o ano.Mesmo assim algumas vezes dá aquela vontade de fuçar tudo outra vez e sempre jogo mais um pouquinho fora.
    Tenho tanta lembrança guardada,sou bem apegada nessas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Ai Ro, na vida consigo organizar ...muita coisa mas os benditos papéis não =s isto ainda é um martirio pra mim e toda gaveta, cx e afins vc encontra papaeis que as vezes são inuteis ... olha mas prometo que apatir de amanha mudarei esta realidade kkkk prometo.

    ResponderExcluir
  3. Definitivamente , algumas pessoas tem complexo de esquilo, guardam todo e qualquer tipo de coisas. Meu avô tinha mania de jogar p dentro do quintal tudo que encontrava dando sopa pela rua, imagine a variedade de objetos! E o pior de tudo,imagine o problema que era p conseguir jogar tais coisas fora. E olha que não tinha nada de valioso! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Nossa me vi ali em cima! Todo ano, em dezembro, eu arrumo cada armario da casa, cada gaveta, faço aquela limpa de lixo acumulado...contas velhas, manuais antigos, roupas...reciclo todo o possivel e o que fica eu etiqueto, vejo a logica da arrumação de acordo com a usabilidade...afff passo 1 semana cavucando cada canto da casa que nem uma louca srsrsrsr...e depois sinto o alivio da energia do lar reciclando! é impressionante como a casa fica LEVE!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho para mim! ;)